top of page

Rancho Folclórico "Os Padeirinhos de Freixieiro"

Historial do início deste grupo:

 

 

 

- Por alguns anos, um grupo de amigos , denonimado como Os amigos do Zé Padeiro, grupo esse constituído por familiares e amigos do Zé Padeiro,  percorria as ruas da linda vila de  Perafita a espalhar a alegria e as modas da região com cantares como: Subi ao Palco; Procuro; Rosinha; Mariazinha; Hó Laurindinha etc.:

 

- Alegria essa que se espalhou pela boca do povo Perafitense e foram varios os pedidos da presença desse mesmo grupo, em festas inaugurações e convívios.

 

- Rapidamente começaram os convites, tambem, para Os amigos do Zé Padeiro, tocarem em varios grupos de etnografia da região, foram varios os grupos de dançares a requererem a presença deles para formar um grupo de folclore.

 

- Foi então que surgiu a ideia de o proprio Zé Padeiro formar o seu grupo de Etnografia, conversando como vários "dançarinos" e após varias reuniões entre um grupo de dançares e os amigos do Zé Padeiro, foi então iniciado a formação de um grupo de dançares e cantares.

 

- Apesar de já existirem dois grupos de folclore na vila de Perafita , nenhum deles era formado no lugar de Freixieiro e como o grupo adveio da formação dos amigos do Zé Padeiro, ficou então com o lindo nome de "Os Padeirinhos de Freixieiro".

 

- Foram realizadas as recolhas necessárias, como as cantigas, trajes, danças, bem como as ferramentas

que se usavam na região a que pertence, integrado no Douro Litoral e origens Maiatas foi então marcada

a data que faltava...a Fundação.

 

- Dia 08 de Agosto de 2013, foi a data escolhida para Os amigos do Zé Padeiro passarem a ser então 

conhecidos por,

Rancho Folclórico "Os Padeirinhos de Freixieiro", marcando para dia 25 de Agosto de 2013 a tomada de

posse dos orgãos de direcção onde Zé Padeiro é o presidente do grupo.

 

- Contando com a presença do Grupo de Bombos da Cruz de Pau, Presidente das coletividades de Matosinhos (Sr Manuel Almeida), Exmº Srº Presidente da Camara Municipal de Matosinhos (Drº Guilherme Pinto) com a presença do Presidente das Juventude das Ribeiras (local onde foi a tomada de posse do Rancho) e de todos os amigos simpatizantes e moradores de Perafita, Freixieiro e arredores, foi então legalmente  aprovada a tomada de posse do Rancho.

 

- Após a tomada de posse iniciaram-se os ensaios na sede, um espaço sedido pelo próprio Zé Padeiro pois o amor e dedicação dele pelo rancho assim o "obrigaram".

 

- Com toda a dedicação orgulho e amor pelo rancho já se pode contar com trajes de trabalho, de rico de pobre, de romaria e/ou passeio e tambem com modas como Chula, Malhão, Vira de Cruz e entre outras a única, Vira das Padeirinhas.

 

- Pensando em recriar algumas das tradições da região do Douro Litoral e Maiatas, estando já mesmo a organizar para ser efectuado anualmente as seguintes atividades:

Nos fins de semana de Janeiro "Cantares das Janeiras e Reis" de porta a porta, resturantes e animações pelas ruas da cidade do concelho e arredores. Por meados de Fevereiro "A matança do Porco á moda antiga" com a presença de Presidentes de várias organizações do concelho, no almoço acabando com tarde de baile e danças etnograficas á mistura. No fim-de-semana antes do entrudo "O baile de carnaval" com o sorteio da melhor mascara. No fim de semana seguido do dia 08 de Agosto o Festival anual de aniversário do Rancho contando com a presença de varios ranchos do país. No último Sábado de Setembro recria-se uma “Desfolhada á Moda Antiga”, com todo o ritual da apanha e desfolhada do milho no campo.Termina o ano animando as ruas e os bairros sociais com os “Cantares de Janeiras e Reis”, porta a porta, novamente!

 

 

 

 

 

 

Rancho Folclórico "Os Padeirinhos de Freixieiro"

Fundado a 08 - 08 - 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright 2014 -

Rancho Folclorico Os Padeirinhos de Freixieiro

Todos os direitos reservados

Realizado Por Carlos Pereira

bottom of page